Você está em: Metas

INCT - Violência, Democracia e Segurança Cidadã

Metas

  1. Constituir rede de intercâmbio acadêmico e científico entre centros e grupos de pesquisa nacionais de excelência, especializados no estudo da violência, da democracia e dos direitos humanos e do papel das políticas de segurança pública.
  2. Integrar a rede brasileira de pesquisadores neste campo de conhecimento com centros de excelência no exterior.
  3. Promover acordos entre os cursos de pós-graduação visando intercâmbio de professores para a realização de disciplinas de curta e média duração e de co-orientação em pesquisa.
  4. Promover intercâmbios entre os cursos de pós-graduação, permitindo aos alunos freqüência às disciplinas oferecidas e estímulo à sua inserção em projetos coordenados por pesquisadores seniores das instituições parceiras.
  5. Promover publicações em co-autoria, envolvendo pesquisadores de instituições parceiras, incluindo a participação dos estudantes em processo de formação científica.
  6. Incentivar a publicação dos resultados da investigação científica em veículos melhor qualificados na comunidade acadêmica nacional e internacional.
  7. Ampliar a divulgação dos resultados da investigação para públicos amplos, como educadores, formuladores de políticas públicas, profissionais do sistema de justiça penal, jornalistas, através da mídia eletrônica e meios informacionais.
  8. Promover cursos à distância, divulgando os resultados da investigação, especialmente para os profissionais do sistema de justiça criminal encarregados da execução das políticas de segurança pública.
  9. Consolidar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia "Violência, Democracia e Segurança Cidadã" como referência nacional e internacional, em estudos sobre transição democrática e consolidação, assessorar políticas destinadas a reduzir a violência, para promover a cultura dos direitos humanos e para dotar as agências encarregadas de lei e ordem de maior eficiência institucional.